Segurança é um assunto primordial, principalmente quando falamos sobre barragens. Afinal, atualmente já sabemos que uma ruptura de barragem pode representar consequências catastróficas para a sociedade, o meio ambiente e até para a economia.
Infelizmente, o risco é inerente à maioria das atividades humanas. Porém, estimular uma cultura de segurança nessas atividades é uma das melhores maneiras de garantir que aconteçam cada vez menos acidentes desastrosos, como já presenciamos aqui no Brasil.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para falar ainda mais sobre segurança e esclarecer pontos fundamentais sobre barragens. Vamos juntos entender mais sobre o tema e saber como cada um pode fazer a sua parte? Continue e confira o artigo completo.
Boa leitura!
POR QUE AS BARRAGENS SÃO NECESSÁRIAS?
As barragens são consideradas muito úteis por terem diversas finalidades para a sociedade. Muitos não sabem, mas os seus benefícios podem variar desde o abastecimento de água em períodos de estiagem, para a geração de energia e até para contenção de água e prevenção às inundações.
Confira abaixo as principais vantagens e finalidades que uma barragem pode oferecer:
- ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DURANTE PERÍODOS CHUVOSOS;
- CONTROLE DE ABASTECIMENTO DURANTE PERÍODOS DE ESTIAGEM;
- PRESERVAÇÃO DA VAZÃO;
- IRRIGAÇÃO;
- ABASTECIMENTO;
- AUXÍLIO NA AGRICULTURA;
- GERAÇÃO DE ENERGIA.
Para saber mais sobre cada um desses benefícios, clique e confira outro artigo da Fractal.
SEGURANÇA DAS BARRAGENS: PRECISAMOS FALAR MAIS SOBRE ISSO!
O tema segurança das barragens é considerado fundamental, não só para os responsáveis por esses empreendimentos, como também para o poder público e para a sociedade em geral. Aqui na Fractal, estamos sempre reforçando esse assunto porque, dependendo do tamanho dessas estruturas, acidentes ou incidentes podem oferecer graves prejuízos humanos, econômicos e ambientais para toda a área do entorno.
Por esse motivo, o monitoramento das estruturas e equipamentos, a reavaliação de barragens e vertedouros mais antigos, bem como a análise dos impactos ambientais e dos efeitos do envelhecimento nessas instalações, devem ser reforçadas por seus proprietários.
E não somos nós que estamos dizendo, é Lei. Esse é um cuidado exigido pela Lei nº 12.334, de 20 de setembro de 2010, que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e criou o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB). Já em 30 de setembro de 2020, a PNSB foi atualizada pela Lei nº14.066.
Para entender mais sobre serviços de segurança de barragens desenvolvidos, clique aqui.
CULTURA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS
Para que possamos ter a certeza de que a possibilidade de novos acidentes envolvendo barragens esteja cada vez mais distante, é fundamental implementar uma cultura de segurança. Quando falamos disso, além dos empreendedores e do governo, acreditamos que é necessário que seja promovida uma cultura interna que permita a todos os colaboradores de todos os níveis e todas as áreas enxergarem a importância de uma boa prática de segurança. Esse conhecimento deve permear todos os setores das empresas.
DICA: A implantação dessa cultura de segurança deve percorrer essas seguintes etapas:
1. Implantar um Setor ou Departamento de Segurança de Barragens estruturado;
2. Revisar e auditar os projetos existentes;
3. Implementar Monitoramento Geotécnico;
4. Verificar e, se necessário, recalibrar os instrumentos instalados;
5. Instalar novos instrumentos se, assim, a revisão indicar;
6. Elaborar e manter em dia toda documentação de Segurança de Barragens exigida por lei, ou seja, Planos de Segurança de Barragens (PSB), Revisões Periódicas de Segurança de Barragens (RPSB) e Plano de Ação de Emergência (PAE) ou Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM);
7. Treinar toda a equipe de campo em Inspeções de Segurança Regular (ISR), Instrumentação e Monitoramento de Barragens.
Segurança e informação são assuntos sérios. Por isso, esperamos que esse artigo tenha te ajudado e estimulado na implementação de uma cultura de segurança de barragens mais rígida. E, se você deseja saber mais sobre soluções voltadas à segurança, fique à vontade para entrar em contato conosco. Clique e agende uma conversa com nossos especialistas!