Você já parou para pensar sobre qual é a importância de uma barragem? Já sabia que existiam diferentes tipos delas? Atualmente é muito importante ter um conhecimento maior sobre o assunto, até porque as barragens são estruturas complexas e fundamentais para o bom funcionamento de toda a sociedade.
Aqui no Brasil, as barragens começaram a chamar mais atenção e o tema passou a ser discutido com mais frequência após o rompimento da barragem da mineradora Samarco na cidade de Mariana (MG), em 2015, e o rompimento da barragem da Vale, na cidade de Brumadinho (MG), em 2019.
Essas trágicas situações chamaram a atenção para a extrema importância da segurança de barragens, mas também levantou questionamentos do que são, para que servem e quais são os tipos de barragens que existem. Entenda mais sobre tudo isso em uma leitura completa que preparamos para você:
O QUE SÃO BARRAGENS?
De acordo com a Lei 12.334/10, da Política Nacional de Segurança de Barragens, as barragens são qualquer estrutura em um curso permanente ou temporário de água para fins de contenção ou acumulação de substâncias líquidas ou de misturas de líquidos e sólidos, compreendendo o barramento e as estruturas associadas.
Já a Resolução Federal CNRH 37/04 define as barragens como uma estrutura construída transversalmente em um corpo de água, dotada de mecanismos de controle com a finalidade de obter a elevação do seu nível de água ou de criar um reservatório de acumulação de água ou de regularização de vazões.
Ou seja, barragens são consideradas barreiras artificiais para que grandes quantidades de água e/ou resíduos sejam retidos, formando reservatórios. Elas são consideradas fundamentais para que as sociedades humanas se desenvolvam, podendo ser utilizadas para o acúmulo hídrico, para a geração de hidroenergia e para a deposição de rejeitos e resíduos.
QUAL É A IMPORTÂNCIA DAS BARRAGENS?
As barragens podem ter diferentes finalidades e são importantes para várias áreas, desde o uso de água até mesmo a geração de energia. Confira os principais benefícios a seguir:
• Armazenamento de água durante períodos chuvosos:
As barragens são muito importantes para o controle de cheias em períodos chuvosos, fazendo com que toda essa água não seja desperdiçada, além de também evitar que ocorram enchentes.
• Controle de abastecimento durante estiagem:
Assim como nos períodos chuvosos, as barragens também se fazem importantes nos períodos de estiagem em que são extremamente necessárias para que os recursos hídricos sejam disponibilizados mesmo nos momentos em que a chuva é ausente.
• Preservação da vazão:
É por meio das barragens que as hidrelétricas conseguem regular a vazão para que ocorra o desnível necessário e, assim, garantir a produção de energia. Para realizar isso, um lago é criado e a profundidade dele é aumentada. Esse controle de vazão auxilia nas questões ambientais e sócio-econômicas, mantendo um nível de água mais abundante e constante ao longo do tempo.
• Irrigação:
A água armazenada nas barragens pode ser utilizada para a irrigação em períodos de estiagem, garantindo a safra e a produção de alimentos na agricultura.
• Abastecimento:
Nesse caso, as barragens permitem também que a água chegue às grandes cidades e indústrias, garantindo o abastecimento de água em todas as épocas do ano.
• Geração de energia:
Os reservatórios podem ser utilizados para a produção de energia elétrica, que é um dos tipos de barragem que vamos explicar abaixo.
BARRAGEM DE REJEITOS X BARRAGEM HIDRELÉTRICA: DIFERENÇAS
Agora que compreendemos mais sobre o que são as barragens e a importância delas para toda a sociedade, te convidamos a entender as diferenças desses dois tipos de barragem: REJEITO e HIDRELÉTRICA.
BARRAGEM DE REJEITOS
As barragens de resíduos, que também podem ser conhecidas como barragem de rejeitos, são utilizadas para depositar os resíduos e a água gerados a partir do beneficiamento do minério. Elas existem para transformar o minério de ferro em um produto rico. E para que atenda às exigências do mercado internacional, esse produto precisa passar primeiramente pelo processo de beneficiamento, que consiste em separar o material valioso presente nos minerais do restante. Esse processo de separação geralmente requer a utilização de água e o depósito dos resíduos em barragens.
> COMO SÃO FORMADAS?
As barragens podem ser feitas a partir de solo compactado, blocos de rocha ou rejeitos. Lembrando sempre que esse barramento possui mecanismos de impermeabilização e drenagem. Além disso, o sistema de drenagem é composto em sua maior parte por areia e o barramento não apresenta nenhum elemento danoso à saúde.
> SEGURANÇA:
As medidas de segurança em barragens de rejeitos devem ser pensadas desde o projeto, passando pela construção e operação da estrutura, até sua estabilidade e posterior fechamento. Para que isso aconteça da melhor forma possível, existe todo um acompanhamento que começa avaliando a robustez e flexibilidade da barragem, estudo do balanço hídrico para um dimensionamento adequado dos sistemas de drenagem e a garantia de uma drenagem eficiente.
Entenda mais sobre a segurança das barragens de rejeito clicando aqui.
BARRAGEM HIDRELÉTRICA
Diferentemente da barragem de rejeitos, uma barragem hidrelétrica tem por finalidade represar e armazenar a água, que é a matéria-prima para a produção de energia hidrelétrica. Além disso, também é função da barragem hidrelétrica obter o desnível necessário para girar as turbinas das unidades geradoras. Ressaltamos aqui que, por sua própria natureza, as barragens hidrelétricas têm características técnicas de projeto, construção e operação completamente distintas das barragens de rejeitos.
> COMO SÃO FORMADAS?
As barragens hidrelétricas podem ser construídas com um ou mais tipos de materiais em uma mesma estrutura, como: concreto, terra, enrocamento, entre outros. As barragens hidrelétricas são sempre projetadas para NÃO SOFREREM modificações em suas estruturas civis. Por isso, essas estruturas são observadas e seguem características técnicas e níveis de confiabilidade e segurança definidos desde o seu projeto básico.
Elas contam também com estruturas extravasoras projetadas para suportar vazões geradas por chuvas extremas. Isso garante um controle do nível do reservatório, evitando o que chamamos de galgamento, que é o transbordamento da barragem.
> SEGURANÇA:
Assim como as barragens de resíduos, é fundamental que as barragens hidrelétricas sigam processos de segurança para que a preservação de sua estrutura permaneça e para que elas suportem grandes níveis de chuva. Para que isso aconteça, é importante seguir uma série de técnicas, como a observação de reservatório, gerenciamento e inspeção operacional e rotineira, previsão de eventos hidrológicos e sistema integrado sempre pensando na sua segurança máxima.
Entenda mais sobre a segurança de barragens hidrelétricas clicando aqui.
CONTE COM A AJUDA DA FRACTAL
A Fractal está sediada em Florianópolis e conta com um escritório virtual em São Paulo. Atuamos em todas as regiões do Brasil executando serviços direcionados à gestão de barragens. Somos especializados em estudos hidrológicos, Dam Break, ISR, PSB, PAE, e sistemas de previsão de vazão, com foco na área de segurança e monitoramento de barragens.
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma conversa com um de nossos especialistas!