Você já deve ter ouvido falar sobre barragens. Mas você sabe qual é a verdadeira importância delas para a nossa sociedade? Saiba mais sobre isso!

Aqui no BLOG DA FRACTAL, já trouxemos muitos conteúdos sobre esse tema e, principalmente, sobre a importância de manter a segurança das barragens em dia. Porém, achamos que seria interessante também preparar um material para que todos possam entender o que são barragens e qual é a verdadeira importância delas para a população, para o meio ambiente e até mesmo para a nossa economia. 

No Brasil, as barragens começaram a chamar mais atenção após os desastres que ocorreram nas cidades de Mariana (MG) e Brumadinho (MG), em 2015 e 2019, respectivamente. Essas trágicas situações fizeram muitas pessoas se questionarem sobre o que são as barragens e, principalmente, porque elas são necessárias e precisam existir. 

É por essa razão que nós da Fractal reforçamos muito o tema segurança. É importante falarmos sobre isso, porque as barragens, na verdade, são indispensáveis para toda a sociedade e não podemos simplesmente deixar de construí-las. No entanto, é através de bons serviços de segurança que podemos evitar que situações como essas voltem a acontecer.

Quer entender mais sobre esse tema? Então confira este artigo completo que preparamos para você e tenha acesso a todas as informações que você precisa saber sobre barragens! 

O QUE SÃO BARRAGENS?

De acordo com a Lei 12.334/10, da Política Nacional de Segurança de Barragens, as barragens são qualquer estrutura em um curso permanente ou temporário de água para fins de contenção ou acumulação de substâncias líquidas ou de misturas de líquidos e sólidos, compreendendo o barramento e as estruturas associadas.

Já a Resolução Federal CNRH 37/04 define as barragens como uma estrutura construída transversalmente em um corpo de água, dotada de mecanismos de controle com a finalidade de obter a elevação do seu nível de água ou de criar um reservatório de acumulação de água ou de regularização de vazões.

Ou seja, barragens são consideradas barreiras artificiais para que grandes quantidades de água e/ou resíduos sejam retidos, formando reservatórios. Elas são consideradas fundamentais para que a sociedade se desenvolva, podendo ser utilizadas para o acúmulo hídrico, para a geração de hidroenergia e até mesmo para a deposição de rejeitos e resíduos. 

COMO AS BARRAGENS FUNCIONAM?

Como explicamos no tópico anterior, as barragens são consideradas estruturas que têm influência na área em que estão e também em suas proximidades rurais e urbanas. Ou seja, elas são responsáveis por todo o ecossistema em que estão inseridas, bem como a bacia hidrográfica local.

Portanto, as barragens funcionam como verdadeiros reservatórios que podem ter diferentes objetivos, como armazenar água em períodos de cheia e garantir água para os períodos de estiagem. Além disso, elas são responsáveis por prover energia para a população. A partir disso, podemos dizer que elas funcionam como uma peça fundamental para que as sociedades humanas se desenvolvam.

No início, as barragens tinham como objetivo apenas combater a falta de água nos períodos mais secos. Porém, com a Revolução Industrial, as necessidades aumentaram em razão do crescimento da demanda de água e de energia. Então, a partir desse momento, foram utilizadas novas técnicas para projetar e construir as barragens. Com isso, surgiram novas funcionalidades e novas formas de construção, como as barragens de concreto. Tudo isso sempre lembrando que, para cada utilização dessas estruturas, existe uma fiscalização específica. 

Aproveite para entender mais sobre as leis e fiscalizações de barragens clicando aqui. 

QUAL É A VERDADEIRA IMPORTÂNCIA DAS BARRAGENS?

As barragens possuem diferentes finalidades e, cada uma delas, é considerada muito importante para o bom funcionamento da nossa sociedade. Afinal, os seus benefícios vão desde o abastecimento de água para até mesmo a geração de energia. Confira as principais vantagens que uma barragem pode oferecer:

SEGURANÇA DAS BARRAGENS:

A segurança das barragens é um tema fundamental, não só para os responsáveis por esses empreendimentos, como também para o poder público e para a sociedade em geral. Sempre reforçamos esse assunto porque, dependendo do tamanho dessas estruturas, acidentes ou incidentes podem oferecer graves prejuízos humanos, econômicos e ambientais para toda a área do entorno. 

Por essa razão, o monitoramento das estruturas e equipamentos, a reavaliação de barragens e vertedouros mais antigos, bem como a análise dos impactos ambientais e dos efeitos do envelhecimento nessas instalações, devem ser reforçadas por seus proprietários.

Isso é um cuidado exigido pela Lei nº 12.334, de 20 de setembro de 2010, que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e criou o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB).

Clique aqui e entenda mais sobre o serviço de segurança de barragens. 

Agora que você chegou até aqui, já deve entender porque as barragens são consideradas tão importantes. Portanto, sempre estimule e compartilhe conteúdos que reforcem a importância de manter a segurança dessas estruturas em dia. 

E se você quer saber mais sobre soluções voltadas à segurança de barragens, fique à vontade para entrar em contato conosco. Clique aqui e agende uma conversa com um de nossos especialistas.