Modelagens hidrológicas
Através da aplicação de soluções computacionais como o software HEC-HMS ou o sistema SPEHC, as modelagens hidrológicas têm por fim a geração de séries históricas de vazão para áreas de interesse, bem como a quantificação dos processos hidrológicos envolvidos na transformação de chuva em vazão. Estes estudos são a base para a atualização de séries de vazão em locais com baixa cobertura ou inexistência de dados observados consistidos, bem como podem gerar diversas informações de interesse, como a saturação dos solos, as perdas por evapotranspiração, impactos das mudanças climáticas, dentre outros.
Revisão e elaboração de manuais operativos de reservatórios
Através de estudos que incorporam a modelagem hidrológica, modelagem hidráulica e o balanço hídrico, é possível avaliar e atualizar os manuais de operação de reservatórios para de adequar aos eventos de chuvas torrenciais ou períodos de crise hídrica. Com as revisões e atualização dos estudos hidrológicos sendo obrigatórios pela lei 12.334, nosso time pode auxiliar os proprietários a atualizarem também seus manuais e procedimentos para a operação dos reservatórios de seus empreendimentos.
Relatórios de Consolidação de Dados Hidrológicos
Com a Resolução Conjunta n°03/2010 ANEEL/ANA, tornou-se obrigatório o monitoramento hidrométrico para concessionários e autorizados de geração hidrelétrica, onde anualmente se faz necessária a elaboração do relatório e consistência dos dados gerados.
Além disso, estudos de inventário, viabilidade, projeto básico, executivo e como construído de estruturas hidráulicas também necessitam de informações históricas consolidadas para seu correto dimensionamento. Nosso time de especialistas dispõe de ferramentas computacionais e conhecimento técnico prático aplicado para que as informações hidrológicas utilizadas nestes estudos busquem representar de forma fidedigna a resposta hidrológica do local de interesse.
Alteração no Regime de Chuvas
Com as mudanças climáticas estamos vivendo alterações nos regimes de chuva colocando em xeque a capacidade de resposta dos estudos realizados através de equações i-d-f de chuvas associados ao método racional ou SCS para estudos de macrodrenagem. Por isso, nosso time aplica modelos de transformação de chuva-vazão de base física, associado a dados meteorológicos históricos e de radares para construir as séries necessárias e ter maior confiabilidade nos resultados. Todo o processo de modelagem passa pela etapa de calibração com dados de precipitação e registros históricos observados visando maior assertividade.