Modelagens hidrológicas
Através da aplicação de soluções computacionais como o software HEC-HMS ou o sistema SPEHC, as modelagens hidrológicas têm por fim a geração de séries históricas de vazão para áreas de interesse, bem como a quantificação dos processos hidrológicos envolvidos na transformação de chuva em vazão. Estes estudos são a base para a atualização de séries de vazão em locais com baixa cobertura ou inexistência de dados observados consistidos, bem como podem gerar diversas informações de interesse, como a saturação dos solos, as perdas por evapotranspiração, dentre outros.
Modelagens hidráulicas fluviais
A modelagem hidráulica é um método computacional utilizado para realizar a análise do escoamento, livre ou confinado, através da calha da rede de drenagem, levando em conta equações dinâmicas não-lineares de propagação de fluidos.
Estudos para definição de áreas de risco a inundação, projetos de pontes, pontilhões e outras estruturas de drenagem, vertedouros, análise de calado em hidrovias, são exemplos de aplicações de modelagens hidráulicas fluviais.
Definição de cotas de inundação
Através dos estudos de modelagem hidráulica fluvial é possível avaliar diferentes cenários de inundação para diferentes vazões que podem ocorrer ao longo dos anos em rios. Estes estudos vêm com o intuito de identificar áreas de risco, bem como possibilitar ações visando a mitigação ou controle dos impactos causados. Com a lei 12.608 de 2012, compete aos municípios identificar e mapear áreas de risco a desastres naturais, dentre eles, inundações. Caso seu município ou condomínio não possua este estudo, entre em contato com nosso time de especialistas.
Definição de áreas de risco de escorregamento
Através de modelagem geotécnica é possível identificar áreas suscetíveis a movimentação de taludes para definição de áreas de risco e ações estruturais e estruturantes para contenção e monitoramento.