Por definição, a Inspeção de Segurança Regular (ISR) é a atividade a ser realizada regularmente, sob responsabilidade do Empreendedor, com periodicidade definida de acordo com a classificação obtida com sua Categoria de Risco e seu Dano Potencial Associado. Com essa inspeção visual, se busca identificar e avaliar a eventual existência de anomalias que possam estar afetando ou vir a afetar potencialmente as condições de segurança e de operação de uma barragem e, também, do seu estado de conservação.

Além disso, vale ressaltar que a ISR tem como principal objetivo avaliar as condições de segurança de uma barragem, mediante a execução de uma inspeção técnica de segurança, sempre considerando os aspectos operacionais, de manutenção e monitoramento que afetem potencialmente a integridade física, a eficiência e a longevidade da barragem.

Importante destacar que a Inspeção de Segurança Regular deve ser efetuada mediante visita técnica à barragem, onde são observadas suas condições de conservação e manutenção. Os apontamentos levantados em inspeção devem ser registrados em relatório, seguindo padrão mínimo solicitado pelo órgão fiscalizador.

A ISR constitui um documento técnico que possibilita indicar com antecedência a necessidade de execução de intervenções e reparos nas estruturas que apresentem condições insatisfatórias, permitindo ações preventivas, no sentido de reduzir ainda mais os riscos econômicos e ambientais. Da ISR são gerados Planos de Ação para manutenção e conservação das estruturas.