Solução em nuvem de fácil compreensão

Através de uma solução em nuvem, customizável e de fácil compreensão e atualização, o RESOP permite o registro de todas as manobras realizadas durante a operação do reservatório, construindo um livro de registros para realizar o balanço hídrico de forma completa. Todas as informações podem ser registradas conforme o horário de execução, permitindo que o balanço hídrico seja consolidado em dados horários. O download do relatório diário ou o envio para o FTP do ONS acontecem com poucos cliques. O atendimento aos órgãos fiscalizadores acontece de uma forma muito mais rápida e organizada.

Flexibilidade de inserção de dados

O RESOP permite a inserção de diversas estruturas, como dispositivos específicos de vazão sanitária, escada de transposição de peixes, vertedores controlados ou livres e até mesmo eclusas. Todas as informações, como até mesmo da Cota x Área X Volume podem ser facilmente atualizadas. Além disso, é possível cadastrar o diagrama de operação para que o sistema já sinalize ao time de operação qual a condição operacional do reservatório.

O cálculo

As vazões naturais afluentes são calculadas a partir das informações de vazões defluentes (turbinadas e vertidas) médias diárias ou de intervalos de tempos menores, que são fornecidas pelos Agentes de Geração, nos tempos de viagem médio da água, que são calculados entre os aproveitamentos e a topologia dos sistemas de reservatórios de aproveitamentos hidrelétricos.

Considera-se também, neste cálculo, a retirada do efeito da evaporação líquida a partir dos valores de evaporação líquida e dos valores de nível d’água dos reservatórios no início e no final do intervalo de tempo considerado. Esses valores são fornecidos também pelos Agentes de Geração, além disso, são levadas em conta as curvas Cota-Área dos reservatórios de Hidrelétricas, com isso, a expressão para a reconstituição da vazão natural pelo método do balanço hídrico é representada pela seguinte equação.