Skip to main content

· 2 min read

Recentemente os reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste apresentaram o armazenamento médio mais baixo dos últimos 20 anos.

Em algumas regiões, como na bacia do Iguaçu, para atender a demanda do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a água reservada para períodos críticos está sendo utilizada para geração de energia. Fato que ocasiona na diminuição do volume dos reservatórios e, consequentemente, perda de eficiência na geração de energia elétrica. Isso reflete diretamente no aumento gradual no valor das contas de luz.

O Dry Index, subproduto do SPEHC (Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos) é capaz de respaldar a percepção mais acurada do comportamento hidrológico da bacia hidrográfica, inclusive no que diz respeito à disponibilidade de água, fator crucial no planejamento energético.

A dashboard abaixo (Link da Dashboard: https://lnkd.in/dCzWrgFf) nos permite observar, a partir da integração entre o Dry Index e o CFS (Climate Forecast System, modelo global de previsão climatológica da NOAA), a disponibilidade hídrica e um panorama da quantidade de chuva acumulada. Os filtros permitem a visualização da precipitação mensal e/ou anual.

Importante destacar que o ano de 2021 vem se assemelhando à 2001, período marcado pelo racionamento de energia enfrentado no país, conhecido como a "Crise do Apagão".

Ficou interessado em saber mais sobre esse e outros produtos? Acesse o site da Fractal Engenharia e Sistemas

alt text