Temos uma pergunta importante para você: Sabia que existem formas de armazenar água e mitigar os impactos dos períodos de estiagem? As barragens podem ser excelentes aliadas!

Atualmente, o Brasil está passando por um período de seca intensa, a pior dos últimos anos. Isso, infelizmente, tem afetado a nossa sociedade, os nossos serviços e as nossas produções, incluindo a agricultura, que é tão necessária para o dia a dia de todas as pessoas. Ao falar de agricultura, sabemos que a água é predominante para a produção de qualquer tipo de cultura. 

Pensando nisso, no artigo de hoje queremos abordar alternativas interessantes que as barragens podem oferecer em períodos de estiagem. Vamos juntos compreender mais sobre o assunto? Confira este artigo que preparamos para você com boas informações sobre o tema.

Boa leitura!

ESTIAGEM: O QUE É?

A estiagem, conhecida popularmente também como seca, é um fenômeno climático causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica, ou chuva, numa determinada região por um período de tempo muito grande. Já parou para pensar porque ela acontece? 

Existem uma série de motivos por trás da escassez de água, que impactam profundamente os meios de produção agrícola (tema deste artigo). Vale lembrar, entretanto, que a seca nem sempre é uma característica de uma região específica. O Nordeste, por exemplo, é uma área muito conhecida pela forte estiagem, principalmente pela ausência de umidade. Mas esse fenômeno tem chegado a lugares que nunca tinham experimentado períodos tão longos sem chuvas, como é o caso da região sul. 

HÁ COMO PREVER ESSES PERÍODOS DE SECA?

Com o avanço crescente das tecnologias, atualmente, já é possível prever com um pouco mais de exatidão esses períodos. Além disso, existem métodos que podem te ajudar a estar preparado e, assim, reduzir o impacto no agronegócio. Aqui na Fractal, desenvolvemos o Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos (SPEHC), que é uma ferramenta que possibilita prever, em tempo real, vazão e níveis de água em rios com até 6 meses de antecedência para auxiliar em todos os processos.

QUAIS OS IMPACTOS A ESTIAGEM TEM NA AGRICULTURA?

A escassez de água consequente do período de estiagem, pode ser chamada de estresse, déficit ou deficiência hídrica. E de uma coisa sabemos: a água é um recurso essencial à atividade agrícola. Por essa razão, a falta dela pode causar danos irreversíveis às plantas. 

Essa irreversibilidade dependerá do genótipo, da duração, da severidade e do estágio de desenvolvimento da planta. Alguns dos impactos que esse déficit hídrico pode afetar na agricultura são:

COMO AS BARRAGENS PODEM AJUDAR A AGRICULTURA EM PERÍODOS DE SECA?

Quando temos consciência de que estamos enfrentando ou vamos enfrentar um período de estiagem, o primeiro e mais fundamental plano é verificar o que pode ser feito para lidar com essa fase mais crítica na agricultura. Para isso, além do uso sustentável desse recurso essencial,  uma dica importante é o ARMAZENAMENTO. 

Para garantir o abastecimento ao longo do ano para a agricultura, é preciso armazenar água das chuvas de modo adequado. Existem diversos métodos para captar e depositar os recursos hídricos na propriedade e, entre os principais, encontramos a possibilidade de optar pelas barragens:

BARRAGENS SUBTERRÂNEAS: 

Elas são construídas em terrenos onde se formam córregos ou riachos no inverno. Esses barramentos são feitos por meio de escavação de uma vala até a parte impermeável do solo. Em seguida, elas são forradas e a vala é fechada. Essa barreira fica responsável por prender a água da chuva que escoa no subterrâneo. Dessa forma, o solo fica encharcado. A partir disso, são construídos poços a cerca de 5 metros de distância para armazenar a água da barragem.

Essa prática é uma tecnologia de inclusão, pois permite aos agricultores maior sucesso no cultivo de diversas culturas, promovendo a melhoria das condições de vida das famílias agricultoras, garantindo renda e segurança alimentar. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), em 2008, esta tecnologia foi destacada em seu Balanço Social e, em 2013, reconhecida como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil. Além disso, está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ficando, em 2018, entre as iniciativas finalistas do Prêmio ODS Brasil, na categoria “Ensino, Pesquisa e Extensão”.

Porém, vale sempre lembrar que essa técnica deve ser utilizada de forma correta, priorizando sempre a segurança e sendo feita com a ajuda de profissionais especializados na área. 

CONTE COM A FRACTAL !
A FRACTAL pode contribuir com o agronegócio, seja com previsões de vazão para o planejamento e otimização hídrica de sua produção, seja com os estudos necessários para construção de barramentos.

Converse com nossos especialistas clicando aqui.